A Carreira

Rui Motta

Rui MottaNascido em Niterói, RJ, no dia 15 de Julho de 1951, Rui Motta - baterista autodidata e compositor - começou a tocar com 13 anos e aos 15 atuava profissionalmente em bailes, programas de rádio e televisão com seus grupos da época.

Participou ativamente dos movimentos iniciais do rock nacional nos anos 60 tocando em festivais e "concertos" de rock com as bandas Veludo Elétrico e Sociedade Anônima.

Em 1973, integrou-se aos Mutantes na fase pós tropicalista, quando foi eleito duas vezes " Baterista do Ano" pela revista Rock.

Como músico convidado, atuou em shows e/ou gravações com artistas de estilos diversos como Ney Matogrosso, Marina, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Sá e Guarabyra, Erasmo Carlos, Amelinha, Ednardo e Renato Teixeira.

Em 1984 gravou o disco ' Till we have face" do guitarrista inglês Steve Hackett (ex Gênesis) editado no exterior.

Tem quatro discos solos gravados: Mundos Paralelos, Rui Motta, Sinestesia e Ilusão Mortiz, todos com músicas e arranjos próprios.

Rui MottaRui tocando no Canecão com Ney Matogrosso em 1989.
Em 1992 criou sua grife musical – Rui Motta e Banda – motivado pela edição do seu primeiro disco.

Possui destacada atuação na área rítmica da música, com sete livros já editados: Bateria em todos os níveis, Curso de Bateria I, II e III, Manual do Baterista e Curso de Divisão Rítmica I e II.

Em 1997 foi lançada a baqueta "1002 Rui Motta" pela fábrica C.Ibanez, radicada no sul do país. Na área do áudio-visual tem o DVD "Workshop de Bateria e Teclados" por Rui Motta e Fernando Moura, lançado em 2013, e mais o VHS "Rui Motta Vídeo-Workshop" de 1998.

No Rio de Janeiro mantém a Oficina de Bateria Rui Motta, escola inaugurada em 2006, na Lagoa, Rio de Janeiro, voltada para a formação de bateristas, com didática e programa desenvolvidos pelo próprio Rui Motta.

Atualmente a escola ainda possui mais duas filiais, uma na Tijuca e outra na Barra.

Rui Motta Rui Motta
Banda Os Corujas Rui Motta à bateria com Os Corujas em 1966
Mutantes no Estúdio Eldorado Mutantes no Estúdio Eldorado, em São Paulo, 1976, gravando o compacto duplo Cavaleiros Negros.
Oficina de Bateria Rui MottaOficina de Bateria Rui Motta

Jesus Cristo é o Senhor